terça-feira, 27 de março de 2012

Rainha Quelé em Porto Seguro (BA)

http://culturaps.blogspot.com.br/2012/03/documentario-rainha-quele.html




Destaque

http://tmp.tudonabahia.com.br/noticias/45_destaque/6851_circuito-de-cinema-apresenta-clemetina-de-jesus-nesta-terca-feira-no-centro-de-cultura-de-porto-seguro

Circuito de Cinema apresenta 'Clemetina de Jesus' nesta terça-feira, no Centro de Cultura de Porto Seguro

 
Um documentário, "Clementina de Jesus - Rainha Quelé", que ressalta a importância do canto de Clementina de Jesus para a Música Popular Brasileira (MPB) e para todos os povos da diáspora negra abre a programação Terças na Tela do Cine do Centro de Cultura de Porto Seguro (CCPS), Rua 15 de Novembro, Centro , Porto Seguro, s/n, centro, nesta terça-feira, 27 de março ,às 15 horas e às 19 horas, com entrada franca.


A sessão integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPVC), ação da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), que será realizada em todos os espaços culturais administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da SECULT. A exibição do filme pretende homenagear todas as mulheres no mês dedicado a todas elas.
O vídeo foi lançado em 2011 é assinado pelo cineasta paulista Werinton Kermes,com roteiro de Miriam Cris Carlos e edição de imagens de Marcelo Domingues. Narra a trajetória da cantora carioca Clementina de Jesus, nascida em 7 de fevereiro de 1901, na comunidade de Carambita, bairro da periferia de Valença (RJ).

Dona de casa e empregada doméstica, descoberta em 1963, pelo pesquisador de MPB Hermínio Bello de Carvalho. Quelé, como era chamada carinhosamente pelos amigos mais próximos, começou a mostra a beleza e a singularidade da sua voz para todo o Brasil, com idade avançada.
Desde então começou a dividir os palcos mais importantes do Brasil com artistas consagrados como Paulinho da Viola, Pixinguinha, João Bosco, que não esconde a influência de dona Clementina de Jesus na entonação de sua voz.
Sessão gratuita no Centro de Cultura de Porto Seguro - dia 27 de março às 15 e às 19 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário