terça-feira, 27 de março de 2012

Documentário Clementina de Jesus Rainha Quelé será exibido nos Espaços Culturais de várias cidades da Bahia

 http://espacosculturais.wordpress.com/2012/03/26/3164/

 

Documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé” nos Espaços Culturais da SECULT




O documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé” abre nesta terça-feira, dia 27, a programação do projeto Terças na Tela, nos espaços culturais da SECULT, as 15 e 19h, com entrada franca. A sessão integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPVC), ação da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT).
Dirigido pelo cineasta Werinton Kermes, o documentário narra a trajetória da cantora Clementina de Jesus, carinhosamente chamada de Quelé pelos amigos, nascida em sete de fevereiro de 1901, em Valença, Rio de Janeiro, na comunidade periférica de Carambita.
Dona de casa e empregada doméstica, foi descoberta já em idade avançada, pelo pesquisador de Música Popular Brasileira Hermínio Bello de Carvalho, em 1963. A partir daí, começou a dividir os palcos mais importantes do Brasil com artistas consagrados como Paulinho da Viola, Pixinguinha e João Bosco, que não esconde a influência de dona Clementina na entonação de sua voz.
No repertório da artista se destacam os cantos de trabalho, entoados pelos escravizados em sua lida nas fazendas, as rezas dedicadas aos mortos (incelências), o jongo, o partido alto e também os sambas mais modernos do repertório de João Bosco, Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Martindo da Vila.
Ressaltando a importância do canto de Clementina de Jesus para a MPB e para todos os povos da diáspora negra, o filme traz também em destaque os depoimentos de artistas como Martinho da Vila, Lecy Brandão, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, João Bosco, Paulinho da Viola.


Horários de exibição:
DIA 27/03
  • 15 e 19h no Cine Teatro Lauro de Freitas; Centro de Cultura Adonias Filhos (Itabuna); Centro de Cultura de Alagoinhas; Centro de Cultura de Guanambi; Centro de Cultura de Mutuípe; Centro de Cultura de Porto Seguro; Teatro Dona Canô (Santo Amaro)
  • 15h no Espaço Cultural Alagados
  • 19h na Casa da Música; Centro Cultural Plataforma; Cine Teatro Solar Boa Vista; Centro Cultural ACM (Jequié); Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro)
DIA 28/03
  • 19h no Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário