Clementina de Jesus – Rainha Quelé, foi exibido como homenagem à Semana de Consciência Negra Ed recebeu premio menção honrosa especial do Júri
A 9ª edição do Festcineamazônia® - Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental encerrou no sábado (19) com homenagem à Semana da Consciência Negra, exibindo o filme “Clementina de Jesus – Rainha Quelé”, dirigido por Werinton Kermes. O filme recebeu menção honrosa especial do Júri, entregue pelo poeta Thiago de Mello à professora Úrsula Depeiza Maloney, descendente do barbadiano Oscar Depeiza Maloney que veio para a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Úrsula se formou professora na primeira turma graduada em Porto Velho. Após a homenagem foi feita a entrega do troféu Mapinguari aos vencedores da Mostra Competitiva.
O festival foi realizado de 15 a 19 de novembro com a programação principal no Teatro Banzeiros e paralelamente as mostras “Cinema no Beiradão” em Cujubim Grande, “Cinema no Circo” no bairro Ayrton Senna, e “Cinema no Terreiro” no terreiro Mina Santa Bárbara, na Vila Tupy. Toda a programa teve classificação livre e entrada grátis como forma de interação social e formação de novos públicos para o cinema brasileiro.
O Festcineamazônia® tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAv, SESC, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia através da SECEL e SEDUC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário