No próximo domingo dia 15 de Maio, ás 19:30 horas, acontecerá na Praça Visconde do Rio Preto – Jardim de Cima –, a apresentação de um vídeo-reportagem sobre a vida de Clementina de Jesus.
Senhora negra, empregada doméstica, de vida simples, Clementina de Jesus surgiu no cenário artístico com sua voz marcante e gutural, encantando grandes nomes como João Bosco, Pixinguinha, Paulinho da Viola, entre outros.
Uma incrível obra, que ficou no esquecimento por muitos anos, está sendo retomada por uma pequena produtora de Votorantim, no interior de São Paulo, tendo como diretor um militante da idéia da “semeação da cultura e da memória”.
A apresentação foi chamada de vídeo-reportagem por se tratar de um apanhado constituído, sobretudo, a partir dos relatos e depoimentos dos entrevistados, paralelas à pesquisa do material iconográfico da carreira da cantora negra. E ainda como peça fundamental para a concretização do vídeo-reportagem está a obra “Rainha Quelé”, organizada pelo pesquisador Heron Coelho e que traz textos de autores importantes, tais como Hermínio Bello de Carvalho, Nei Lopes, entre outros, que escreveram sobre Clementina de Jesus, relatando parte de sua obra e vida.
Além da carreira, destacam-se aspectos do dia a dia de Clementina de Jesus, com cenas inéditas da cantora em sua casa, imagens estas que são fruto da colaboração daqueles que nela acreditam como um patrimônio imaterial.
A apresentação é de caráter gratuito, já que se trata do resgate da consciência cultural, bem como do desafio de se explicitar a necessidade de apoio e espaço para aquilo que o mercado não contempla, mas que é parte fundamental da memória e da cultura brasileiras.
A primeira exibição acontece no dia 14 de maio, no Quilombo São José da Serra, próximo a Conservatória, em uma festa na qual se comemora a abolição da escravatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário